Skip to content

Inauguração da primeira usina de biogás no estado de Alagoas

blogpost1

Em 17 de Março de 2022, a Alagoas Ambiental inaugurou na CTR Metropolitana a 1º USINA DE BIOGÁS para geração de energia no Estado de Alagoas. A partir do gás metano gerado pela decomposição dos resíduos no aterro sanitário, produzimos energia limpa e cuidamos do meio ambiente, são mais de 600t de gás carbônico na atmosfera.

A planta de biogás para geração de energia é composta por estação de captação , queima e tratamento do biogás com capacidade para 4.000 Nm3/h, a fim de alimentar 1 motor movido a biogás de aterro sanitário, com capacidade de 1.429 kWe com potencial para futura expansão de mais um gerador J420 (possibilidade de futura ampliação para mais 3 geradores). 

Conheça um pouco do processo: A planta consiste na captação do gás gerado dentro da célula  classe II A pela decomposição dos resíduos, esse gás passa por drenos e tubulações ( poços)  existentes na célula para garantir a aspiração do biogás do aterro para a central de extração, tratamento e combustão, após o tratamento, o gás metano é direcionado ao motor e o faz funcionar, gerando energia elétrica. 

Cadastre-se em nossa newsltter e receba as novidades em primeira mão