Skip to content

Usina de reciclagem de resíduo da construção civil

Os resíduos da construção civil provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil são depositados em um pátio plano próximo ao alimentador (pátio de recepção, seleção e triagem).

Após inspeção visual é realizada a classificação dos resíduos brutos em função de sua composição.

Assim:

  • TIPO  1: Resíduos constituídos na sua maioria por concreto.
  • TIPO 2: Resíduos constituídos na sua maioria por argamassa, blocos, cerâmicas, tijolos, etc.

Os resíduos assim classificados são depositados em áreas distintas e passa por uma triagem; pedaços de madeiras, plásticos, metais, matéria orgânica e outras “impurezas” devem ser separados manualmente e estocados provisoriamente na área de rejeitos.

Os resíduos classificados e isentos das impurezas acima (resíduos classe A) são:

  1. Transferidos com auxílio de uma pá carregadeira ou caminhão basculante, para o Silo Recepção / Moega do Alimentador (AV) que, por movimentos vibratórios, proporciona a pré-limpeza de “finos”, pela grelha no fundo da mesa e a dosagem dos materiais mais grossos para o Britador, sendo que:

a.1) os “finos” da pré-limpeza são direcionados por um transportador de correia (TCF1) para uma pilha de agregado reciclado tipo 2 (bica corrida fina, com maior teor de terra);

a.2) o material dosado para o BI é britado e continuamente descarregado em um transportador de correia fixo (TCF2) que, por sua vez, transfere os resíduos britados para o transportador de correia móvel (TCM); 

  1. o TCM proporciona:

b.1) o empilhamento do material britado em uma leira semi circular, no caso dos resíduos tipo 2 (agregado reciclado tipo 2 – bica britada – grossa), ou

b.2) a alimentação da peneira vibratória (PVA1), no caso dos resíduos tipo 1, que classifica os resíduos britados quanto à sua granulometria em agregados reciclados peneirados tipo 1, sendo:

   –  classificados na PVA1

  –   pedra 2 reciclada 22 mm < Ø < 32 mm;

  • rachãozinho reciclado Ø > 32 mm;
  • materiais com Ø < 22 mm enviados para a PVA2

 – classificados na PVA2

  • areia reciclada  Ø < 5 mm;
  • pedrisco reciclado 5 mm < Ø < 10 mm;
  • pedra 1 reciclada 10 mm < Ø < 22 mm;

Esses materiais são estocados em pilhas distintas separadas por paredes de alvenaria armada (baias) ou opcionalmente, em pilhas (leiras) separadas pelos transportadores de correia de saída, instalados após as PVAs.

Assim, os resíduos beneficiados tornam-se agregados reciclados para aplicações específicas.

Dê uma nova vida aos seus resíduos e contribua para um futuro mais sustentável! Quer obter mais informações? clique no botão e fale conosco.