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Socioambiental

O modelo de produção e de consumo que vêm sendo adotado ao passar dos anos, fez surgir debates em torno da Educação Ambiental, que chega com o propósito de despertar a consciência da população global sobre os problemas ambientais consequentes das atividades humanas.

No Brasil a Educação Ambiental surge como política pública com o estabelecimento da Política Nacional de Meio Ambiente – PNMA (Lei nº 6.938, de 1981) que estabeleceu, no âmbito legislativo, a necessidade de inclusão da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, incluindo a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para a participação ativa na defesa do meio ambiente. Considerando-se que educação ambiental é um processo em construção permanente e que, portanto, torna-se um instrumento de aprendizagem em constante movimento, a Constituição de 1988 traz em seu CAP. VI, art 225 – “ Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.