Skip to content

Tratamento e Disposição final de resíduo de saúde

Os resíduos de serviço de saúde – RSS do grupo A – A1, A2, A3, A4, A5 e E são coletados e o tratamento acontece de acordo com os grupos – Autoclave resíduos dos grupos A1, A4, A5 e E , Incinerador resíduos dos grupos A2 e A3. 

Os resíduos do grupo A1, A4, A5 e E passam pelo processo térmico de autoclave que consiste em manter os RSS a uma temperatura elevada e em contato com o vapor de água por um período de tempo suficiente para destruir os microrganismos patogênicos presentes no material contaminado ou ainda, reduzi-los a um número que não represente risco à saúde, deixando-os nos limites aceitáveis pelas normas ambientais.   

Os resíduos dos grupos A2 e A3 passam pelo processo de incineração, onde na câmara primária, ocorre a incineração com destruição da matéria orgânica através de pirólise. Nessa câmara existe 1 ( um ) queimador para inicio do processo, e dois ventiladores de ar controlado para acompanhamento e controle de combustão. Na segunda câmara superior, os componentes gasosos gerados na primeira, e que não foram oxidados, pela ação dos queimadores secundários têm sua temperatura elevada e são intensamente misturados com oxigênio do ar, para a continuidade da queima e total oxidação dos gases. O processo assim tem o auxilio de outro queimador para garantir a temperatura necessária a requeima dos gases. O ar de combustão secundário é assegurado pelo ventilador montado na caixa de ventilação que faz a distribuição por janelas existentes no revestimento refratário. Assim completam-se os mecanismos de combustão e, tem-se assegurada uma adequada incineração.

A temperatura dos gases no processo, na saída da primeira câmara atinge valores de 800 a 850 °C, e esta temperatura é elevada, na pós-combustão conforme exigência da Legislação, pela ação dos queimadores secundários e pode alcançar valores da ordem de 900°C a 950ºC. Na terceira câmara que é o prolongamento da secundária, é garantido o tempo de residência de 1 segundo, sendo a temperatura mantida na faixa de 850 a 900°C durante o trajeto até a chaminé pela ação do ultimo queimador, instalado nessa câmara superior.

A segurança do meio ambiente e da saúde pública é nossa prioridade. Quer obter mais informações? clique no botão e fale conosco.